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SAÚDE

DICAS DE SAÚDE

Leia artigos de saúde sobre vários assuntos e saiba o que pensam os especialistas sobre diversos aspectos da sua saúde.

  • Vacinas da Pessoa Idosa
  • Alimentação saúdavel
  • O que é rinite?
  • DST
  • Evite doenças transmitidas por alimentos (DTA)
  • Diabetes
  • Saúde da Pessoa Idosa
  • Saúde da Mulher
  • O sexo do seu bebê
  • Trombose Arterial
  • Diabetes
  • O açúcar na alimentação
  • Peso Corporal
  • Cuidar da saúde
  • Benefícios ao parar de fumar
  • Hábitos saudáveis
  • Vida saudável
  • Vida saudável
  • Consumo de Água
  • Pratica de corrida
Vacinas da Pessoa Idosa

As vacinas recomendadas para a população com 60 anos ou mais:

  • Vacina influenza;
  • Vacina pneumocócica 23-valente;
  • Difteria e tétano (dupla adulto);
  • Febre amarela;
  • Hepatite B.
Fonte: blog.saude.gov.br
Alimentação saúdavel
Algumas dicas que podem fazer a diferença.
  • Faça no mínimo 3 refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar).  Nos intervalos coma uma fruta;
  • Prefira grãos integrais e alimentos in natura;
  • Inclua frutas, legumes e verduras em todas as refeições;
  • Coma feijão com arroz, no almoço ou jantar;
  • Inclua carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados em uma refeição;
  • Use óleos, gorduras, açúcar e sal com moderação no preparo dos alimentos;
  • Beba muita água, de preferência nos intervalos das refeições;
  • Evite bebidas açucaradas e alimentos ultra processados;
  • Dê preferência a produtos alimentícios mais saudáveis;
  • Sempre que possível, coma acompanhado.
Fonte: blog.saude.gov.br
O que é rinite?

É uma inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal.

  • Casos agudos: são, em sua maioria, causados por vírus;
  • Casos crônicos ou recorrentes: são geralmente determinados pela rinite alérgica.
A rinite alérgica é induzida pela exposição a substâncias que desencadeiam a reação alérgica com resposta inflamatória, entre eles os ácaros da poeira domiciliar, barata, fungos, epitélio, urina e saliva de animais (cão e gato).
Fonte: blog.saude.gov.br
DST

Algumas doenças como a sífilis, quando não adequadamente tratadas no início, podem desenvolver complicações inimagináveis, pondo em risco inclusive a vida das pessoas infectadas.

Na dúvida agente uma consulta com seu médico urologista e tire suas dúvidas.
Fonte: www.sbu.org.br
             facebook/sociedadebrasileiraurologia
Evite doenças transmitidas por alimentos (DTA)
  • Assegure-se que o alimento servido esteja bem cozido e quente;
  • Selecione alimentos frescos, e os lave e desinfete antes do consumo;
  • Não coma alimentos crus, com exceção das frutas e verduras;
  • Não coma alimentos que tenham estado em temperatura ambiente por mais de 04 horas;
  • Verifique o prazo de validade dos alimentos, acondicionamento, aparência, consistência e odor;
  • Consuma leite pasteurizado, esterilizado (UHT) ou fervido;
  • Evite preparações culinárias com ovos crus;
  • Beber água e/ou gelo apenas de procedência conhecida.
Fonte: blog.saude.gov.br
Diabetes
  • O diabetes pode agredir os rins e gerar hipertensão arterial. A hipertensão, por sua vez, contribui para o aparecimento ou agravamento da falta de circulação.
    Para prevenir, é imprescindível uma vida saudável aliada a uma dieta apropriada.
    Converse sempre com seu médico.
Saúde da Pessoa Idosa
  • A Osteoporose é uma doença óssea metabólica comum e principal causa de fraturas por fragilidade esquelética, algumas dicas de prevenção:
    • Consumo de porções de leite e derivados;
    • Prática de atividades físicas de baixo impacto;
    • Exposição solar do rosto, tronco e braços antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas a tarde por no mínimo 15 minutos, 2 a 4 vezes por semana, salvo se houver contra indicação dermatológica.
    Adote hábitos saudáveis que podem prevenir ou minimizar o aparecimento de doenças.
    Na dúvida sempre procure seu médico de confiança.
Saúde da Mulher
  • O climatério (menopausa) não é uma doença, e sim uma fase da vida da mulher e a maioria delas passa sem apresentar queixas ou sintomas e sem a necessidade de medicamentos.
    Outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são geralmente, transitórios.
    Algumas dicas que podem amenizar os sintomas são:
    • A pratica de atividade física;
    • Uma dieta saudável;
    • Controle do peso corporal;
    • Não fumar;
    • Dedicação ao lazer e convivência com familiares e amigos.
    Em caso de dúvidas procure sempre seu médico de confiança.
O sexo do seu bebê
  • O teste de sexagem fetal pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação com um percentual de acerto maior que 99%, determinando de forma rápida o sexo do bebê, não diagnosticando se há mal formações fetais e não gera risco para a gestante e para o bebê.
Trombose Arterial
  • Hipertensos mal controlados, diabéticos e fumantes devem controlar o colesterol, triglicérides e glicose com seu médico, pois o problema pode evoluir para uma trombose. O tratamento da trombose deve ser o mais precoce possível para ter êxito.
     
    Converse sempre com o seu médico para maiores informações.
     
    Fonte: Facebook.com/SBACVorienta
Diabetes
  • O portador de Diabetes pode ter uma vida normal desde que aceite e siga as recomendações médicas e nutricionais. Em alguns casos é preciso usar remédios para controlar a glicose no sangue e fazer alterações no estilo de vida, realizando exercícios e tendo restrições alimentares, que visam a previnir complicações.
     
    Converse sempre com seu médico para maiores orientações.
O açúcar na alimentação
  • O açúcar é considerado um carboidrato simples. O refinado não tem vitaminas e sais minerais, é praticamente uma caloria vazia. Por isso é preciso ter cuidado ao utilizar o açúcar.
     
    Nas frutas, sucos naturais ou sucos muitas vezes não é necessário adoçar.
    Se for usar açúcar dê preferência para o mascavo orgânico, não é totalmente refinado e possui vitaminas e minerais.
    Para quem tem diabetes é recomendada a substituição do açúcar na alimentação.
     
    Procure sempre um médico Endocrinologista e um profissional da área de nutrição para maiores informações.
     
    Fonte: blog.saúde.gov.br
Peso Corporal
  • Manter um peso corporal saudável é uma das principais formas de prevenir doenças, a obesidade e o ganho de peso na fase adulta estão associados a diversos tipos de doenças.
    Comer principalmente alimentos de verdade, como frutas, legumes, verduras, feijões e outros grãos, sementes, castanhas e evitar os alimentos industrializados prontos para consumir ou prontos para aquecer pode ajudar a controlar o peso corporal.
    Experimente também incluir atividades físicas como parte da rotina diária, sozinho, com a família ou com os amigos. Quanto mais o corpo se movimenta, mais protegido estará contra doenças.
    Fonte: blog.saude.gov.br
Cuidar da saúde
  • Algumas medidas simples podem ajudar você a se prevenir do câncer, como:
    • evite o fumo e bebidas alcoólicas;
    • troque fast-foods e comidas processadas por alimentos frescos e naturais;
    • pratique atividades físicas regularmente e mantenha um peso adequado;
    • proteja-se do sol, principalmente no horário de pico, entre 10 e 16h;
    • na hora do sexo, use sempre camisinha;
    Faça a escolha certa e viva com saúde!
    Fonte: blog.saúde.gov.br
Benefícios ao parar de fumar
  • Ao parar de fumar, o corpo vai recebendo benefícios constantes, em pouco tempo, como:
    • a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
    • não há mais nicotina circulando no sangue do ex-fumante;
    • o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
    • os pulmões já funcionam melhor;
    • o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
    • a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
    Quanto mais tempo sem fumar, menor o risco de morte por doenças causadas pelo uso do tabaco.
    Fonte: blob.saude.gov.br
Hábitos saudáveis
  • Hábitos saudáveis são importantes para a qualidade de vida e prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer.
    O excesso de peso e a obesidade estão fortemente ligados ao aumento do risco de câncer do intestino, mama, útero, pâncreas, esôfago, rins e vesícula biliar na idade adulta. Por isso, evite consumir:
    – embutidos;
    – bebidas açucaradas industrializadas;
    – alimentos prontos (biscoitos, pizzas, fast-food).
    Fonte: blog.saude.gov.br
Vida saudável
  • Se você for de uma família que tem doença cardiovascular, diabetes e hipertensão, é bom ficar atento e fazer um controle médico a partir dos 30 anos. Além disso, cultive bons hábitos: não fumando e evitando comidas gordurosas, frituras, doces, farinha branca, excesso de sal e açúcar.
    Fonte: www.sbacv.com.br – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Vida saudável
  • Faça atividade física com regularidade, praticando exercícios aeróbicos e atividade de força, como a musculação, pelo menos duas vezes por semana. Procure lidar com o estresse a seu favor: nos momentos mais intensos, gaste esta energia com ginástica.
    Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Consumo de Água
  • Como qualquer alimento, a quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e depende de vários fatores.
    Entre eles estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive.
    Para alguns, a ingestão de 2 litros de água por dia pode ser suficiente, outros precisarão de 3 ou 4 litros, como no caso dos esportistas.
    A água pura é a melhor opção para a ingestão de líquidos, também faz parte da cultura alimentar do brasileiro o consumo na forma de bebidas como café e chá. Neste caso, entretanto, convém não adicionar açúcar ou, pelo menos, reduzir a quantidade ao mínimo.
    Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/
Pratica de corrida
  • Praticar corrida sem orientação pode causar lesões nas articulações.
    Para começar a correr, as pessoas precisam procurar, além de um cardiologista, um especialista para ter orientação.
    A pisada errada pode comprometer as articulações e provocar lesões sérias.
    Faça alongamento antes e depois da corrida.
    Corra em horários em que o sol não esteja forte.
    Não esqueça de beber água, mesmo durante a atividade.
    Para quem está começando a correr o ideal é começar progressivamente.
    Se os joelhos, tornozelos ou as costas começarem a doer durante a corrida, a recomendação é parar imediatamente.
    Procure um especialista.
    Fonte: blog.saude.gov.br
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